O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

PÁSCOA - SUGESTÕES FÁCEIS DE FAZER















Fonte: Pinterest

RECEITA: PÃO CASEIRO


INGREDIENTES

1 kg de TRIGO (pode ser   metade trigo branco e a outra metade trigo integral)
1 xícara  e meia(chá) de AÇÚCAR MASCAVO OU AÇÚCAR BRANCO
1  sachê FERMENTO BIOLÓGICO
1 xícara  e meia (CHÁ) de ÓLEO
1 pitada de SAL
ÁGUA MORNA (NO MICRO-ONDAS MAIS OU MENOS 1 MIN E 4O).

MODO DE FAZER



Misture os ingredientes secos TRIGO, AÇÚCAR, SAL e o FERMENTO.



Em seguida acrescente o ÓLEO e ÁGUA MORNA  (verifique se água está morna). Misture bem.





Espalhe trigo na bancada, coloque a massa e comece a amassar.  Amasse bastante, amasse mais um pouco, mais pouco.
Depois de bem amassada, divida a massa em duas partes e coloque na forma untada.



Agora é colocar o pão para crescer, tem que dobrar de tamanho. 
Depois que cresceu, bote pra assar.



 Que delicia! 


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DESENHAR-OBSERVAR O DESENHO APRENDEMOS MUITO SOBRE A CRIANÇA

Segundo Pillar (1996), ao observar o desenho de uma criança, podemos aprender muito sobre o seu modo de pensar e sobre as habilidades que possui.
Quando, em um desenho, os braços de uma figura humana saem da cabeça e não do tronco, por exemplo, significa que a criança ainda não tem construído interiormente, em seu pensamento, o esquema corporal de uma figura humana.
Isso nada tem a ver com o fato de ela não estar enxergando direito, de estar com problemas de motricidade fina, ou ainda, de não estar apta a desenhar com destreza. Desenhar figuras humanas possibilita à criança estruturar suas idéias sobre as mesmas.

É importante que a criança tenha oportunidade de desenhar livremente, em papéis e em tamanhos e texturas diferentes, em posições variadas, com
materiais diversos. Quando a criança vai dominando seus movimentos e gestos, as propostas devem ser diferentes: desenhar em vários tempos e
ritmos, fazer passeios e expressar o que observou no papel.


-DESENHAR EXPERIMENTANDO ESPAÇOS  E POSIÇÕES DIFERENTES 


A CRIANÇA  DESENHA NO PAPEL COLADO NA PAREDE

Desenhar fora da sala de aula e deitada

DESENHAR EM GRUPO

experimentar espaço e materiais Diferentes





-Disponibilizar vários tipos de MATERIAS e PAPÉIS DE DIFERENTES TEXTURAS E TAMANHOS



Fonte:  
-Imagens do Google 

- PILLAR, Analice Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.



DECORANDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA


Já existe uma postagem de CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, estou acrescentando algumas idéias.
  
O espaço escolar deve ser atrativo e organizado para criança, eles inclusive, ajudam no processo  de aprendizagem a ideia é deixar tudo mais divertido. São inúmeras as opções que podem surgir e garantir a diversão dos pequenos.

Os espaços devem ficar por um determinado tempo, deve ser trocado por outro tema ou acrescentar algum elemento novo no que já existe  para manter o interesse das crianças. 

-ESPAÇO DA LEITURA 




CANTINHO DA LEITURA 


- ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS

 

ideias-caixa-papelão-1

 – Casinha dobrável de Papelã

Adicionar legenda

 – Castelo de Papelão






OBS: COLOCAR BRINQUEDOS PARA MENINOS E MENINAS,  PARA QUE ELES e ELAS SE ENXERGAREM NAS BRINCADEIRAS.

- ESPAÇO DO TEATRO


FONTE: PINTEREST

.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MATEMÁTICA: JOGO DE BINGO


Como fazer  CARTELAS DE BINGO

- Fazer uma CARTELA para cada criança.
MATERIAL: Papelão ou cartolina (com papelão as cartelas ficam firmes e duráveis).
- Papel ofício  para encapar se for de papelão.
- Pincel atômico, para demarcar os quadros e fazer o numeral.
- EVA  recortar quadrados e escrever o numeral.
- Saco Plástico.  
-Feijão,  Milho, tampinhas, etc.




Organize a classe para um jogo de bingo e explique as regras. Depois, distribua uma cartela de bingo a cada criança. Comece o jogo sorteando e falando em voz alta os números, sem mostrá-los às crianças. Em seguida, peça a elas que tentem localizá-los na cartela. Depois que elas buscarem os números, você pode mostrá-los ou escrevê-los no quadro. 



Pode deixar um quadrado em branco  (as crianças gostam porque marcam uma casa no início do jogo).
Também é interessante escrever na cartela o o número duas vezes, veja o exemplo abaixo (as crianças ficam empolgada, pois marcam duas vezes).


Essa é uma maneira de guardar os números.