Fonte: Pinterest
O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.
O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.
sábado, 20 de fevereiro de 2016
RECEITA: PÃO CASEIRO
INGREDIENTES
1 xícara e meia(chá) de AÇÚCAR MASCAVO OU AÇÚCAR BRANCO
1 sachê FERMENTO BIOLÓGICO
1 xícara e meia (CHÁ) de ÓLEO
1 pitada de SAL
ÁGUA MORNA (NO MICRO-ONDAS MAIS OU MENOS 1 MIN E 4O).
MODO DE FAZER
Misture os ingredientes secos TRIGO, AÇÚCAR, SAL e o FERMENTO.
Em seguida acrescente o ÓLEO e ÁGUA MORNA (verifique se água está morna). Misture bem.
Espalhe trigo na bancada, coloque a massa e comece a amassar. Amasse bastante, amasse mais um pouco, mais pouco.
Depois de bem amassada, divida a massa em duas partes e coloque na forma untada.
Agora é colocar o pão para crescer, tem que dobrar de tamanho.
Depois que cresceu, bote pra assar.
Que delicia!
Marcadores:
RECEITA: PÃO CASEIRO
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
DESENHAR-OBSERVAR O DESENHO APRENDEMOS MUITO SOBRE A CRIANÇA
Segundo Pillar (1996), ao observar o desenho de uma criança, podemos aprender muito sobre o seu modo de pensar e sobre as habilidades que possui.
Quando, em um desenho, os braços de uma figura humana saem da cabeça e não do tronco, por exemplo, significa que a criança ainda não tem construído interiormente, em seu pensamento, o esquema corporal de uma figura humana.
Isso nada tem a ver com o fato de ela não estar enxergando direito, de estar com problemas de motricidade fina, ou ainda, de não estar apta a desenhar com destreza. Desenhar figuras humanas possibilita à criança estruturar suas idéias sobre as mesmas.
É importante que a criança tenha oportunidade de desenhar livremente, em papéis e em tamanhos e texturas diferentes, em posições variadas, com
materiais diversos. Quando a criança vai dominando seus movimentos e gestos, as propostas devem ser diferentes: desenhar em vários tempos e
ritmos, fazer passeios e expressar o que observou no papel.
-DESENHAR EXPERIMENTANDO ESPAÇOS E POSIÇÕES DIFERENTES
- PILLAR, Analice Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
-DESENHAR EXPERIMENTANDO ESPAÇOS E POSIÇÕES DIFERENTES
![]() |
A CRIANÇA DESENHA NO PAPEL COLADO NA PAREDE |
![]() |
Desenhar fora da sala de aula e deitada |
![]() |
DESENHAR EM GRUPO |
![]() |
experimentar espaço e materiais Diferentes |
-Disponibilizar vários tipos de MATERIAS e PAPÉIS DE DIFERENTES TEXTURAS E TAMANHOS
Fonte:
-Imagens do Google
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DECORANDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA
Já existe uma postagem de CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, estou acrescentando algumas idéias.
O espaço escolar deve ser atrativo e organizado para criança, eles inclusive, ajudam no processo de aprendizagem a ideia é deixar tudo mais divertido. São inúmeras as opções que podem surgir e garantir a diversão dos pequenos.
Os espaços devem ficar por um determinado tempo, deve ser trocado por outro tema ou acrescentar algum elemento novo no que já existe para manter o interesse das crianças.
-ESPAÇO DA LEITURA
O espaço escolar deve ser atrativo e organizado para criança, eles inclusive, ajudam no processo de aprendizagem a ideia é deixar tudo mais divertido. São inúmeras as opções que podem surgir e garantir a diversão dos pequenos.
Os espaços devem ficar por um determinado tempo, deve ser trocado por outro tema ou acrescentar algum elemento novo no que já existe para manter o interesse das crianças.
-ESPAÇO DA LEITURA
![]() |
CANTINHO DA LEITURA |
- ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS
![]() |
– Casinha dobrável de Papelã |
![]() |
Adicionar legenda |
![]() |
– Castelo de Papelão
OBS: COLOCAR BRINQUEDOS PARA MENINOS E MENINAS, PARA QUE ELES e ELAS SE ENXERGAREM NAS BRINCADEIRAS.
|
- ESPAÇO DO TEATRO
FONTE: PINTEREST
Marcadores:
DECORAR A SALA DE AULA COM CANTOS DE ATIVIDADES
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
MATEMÁTICA: JOGO DE BINGO
Como fazer CARTELAS DE BINGO
- Fazer uma CARTELA para cada criança.
MATERIAL: Papelão ou cartolina (com papelão as cartelas ficam firmes e duráveis).
- Papel ofício para encapar se for de papelão.
- Pincel atômico, para demarcar os quadros e fazer o numeral.
- EVA recortar quadrados e escrever o numeral.
- Saco Plástico.
-Feijão, Milho, tampinhas, etc.
Organize a classe para um jogo de bingo e explique as regras. Depois, distribua uma cartela de bingo a cada criança. Comece o jogo sorteando e falando em voz alta os números, sem mostrá-los às crianças. Em seguida, peça a elas que tentem localizá-los na cartela. Depois que elas buscarem os números, você pode mostrá-los ou escrevê-los no quadro.
Pode deixar um quadrado em branco (as crianças gostam porque marcam uma casa no início do jogo).
Também é interessante escrever na cartela o o número duas vezes, veja o exemplo abaixo (as crianças ficam empolgada, pois marcam duas vezes).
Essa é uma maneira de guardar os números.
Marcadores:
Matemática: JOGO DE BINGO
Assinar:
Postagens (Atom)