Materiais utilizados:
-Barbante número 6, cor Crua e marrom
Passo a Passo:
O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.
O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Matemática na educação infantil- MÚSICA
...Na educação infantil, a aprendizagem matemática se dá a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce em função do tipo de experiências vivenciadas nas aulas. Experiências desafiadoras incentivam a explorar idéias, levantar e testar hipóteses, construir argumentos de maneira cada vez mais sofisticada. Contudo, a despeito de haver muita matemática ao redor dos alunos, nem sempre as ideias matemáticas aparecem por sorte ou espontaneamente. Elas são elaboradas ao longo do tempo, estruturando-se na criança e organizando-se em uma rede de relações construídas todos os dias, com aulas bem planejadas pelo professor.
Os educadores devem ter em mente que todo o trabalho realizado com conteúdos matemáticos não pode ser ocasional ou fortuito; as propostas têm de ser múltiplas, variadas e relacionadas com a linguagem, as expressões e a formação sociopessoal do aluno (Smole, 2000). O papel do adulto é selecionar e planejar situações de aprendizagem que se ajustem às necessidades das crianças, bem como propor atividades adequadas, ajudar os alunos em suas buscas, perguntar-lhes por aquilo que tenham visto, pensado, imaginado, experimentado ou descoberto e refletir junto com eles para ajudá-los a atribuir sentido matemático às experiências vividas.
Tendo em vista que os alunos da educação infantil estão em uma fase lúdica, na qual brincar é um direito legítimo e uma maneira de desenvolver-se amplamente, as aulas de matemática precisam ter espaço para jogos, brincadeiras, histórias, fábulas, problemas, experimentos e tantas outras atividades que compõem o universo infantil. Em seus estudos de neurociências e matemática, Whyte e Bull (2008) demonstram que as crianças que jogam compreendem melhor o universo dos números.
Precisamos desfazer o mal-entendido de que na educação infantil praticamos uma matemática simplista, muito elementar, sem propor situações mais desafiadoras, e também nos desfazer da ideia de que primeiro os alunos aprendem a ler e escrever para depois explorar situações mais complexas de matemática.
Se fosse assim, não precisaríamos da escola. A matemática na educação infantil que proponho é parte indissociável do todo que entendo como educação matemática e apresenta pontos em comum com o que os alunos precisam aprender posteriormente.
A manutenção do desejo e do interesse por matemática entre alunos de 4 e 5 anos vem do atendimento de suas necessidades atuais, e não de uma matemática que seja vista prioritariamente como preparação para o futuro.
- Katia Stocco Smole é doutora em Educação e coordenadora do Mathema.katia@mathema.com.br
Tamanhos e cores variadas
Tampinhas reciclada
Uma maneira muito interessante, para que a criança tenha interesse por matemática é utilizar tampinhas de várias cores e tamanhos. Com essas tampinhas podemos cantar (ex: Mariana; 1 elefante encomoda...), contar histórias, seriação, classificação, as quatro operações, etc...
MÚSICAS:
MÚSICAS:
Mariana
Galinha Pintadinha
DICA:
- Cada criança pega 10 tampinhas, durante a música a medida que canta-se o numeral, pega-se uma tampinha e coloca a sua frente.
- A cada numeral que canta trocar Mariana pelo nome do/a aluno/a. Ex: A Júlia conta 1, o Pedro conta 2....
Mariana conta 1
Mariana conta 1: é 1, é 1, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 2
Mariana conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 3
Mariana conta 3: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 3: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 4
Mariana conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 5
Mariana conta 5: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 5: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 6
Mariana conta 6: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 6: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 7
Mariana conta 7: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 7: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 8
Mariana conta 8: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 8: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 9
Mariana conta 9: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 9: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 10
Mariana conta 10: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8,
é 9, é 10, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 10: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8,
é 9, é 10, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Um Elefante Incomoda Muita Gente
1 elefante incomoda muita gente
2 elefantes incomodam, incomodam muito mais
3 elefantes incomodam muita gente
4 elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito mais
4 elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito mais
5 elefantes incomodam muita gente
6 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
6 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
7 elefantes incomodam muita gente
8 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
8 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
9 elefantes incomodam muita gente
10 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
10 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
10 elefantes incomodam muita gente
9 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito menos
9 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito menos
8 elefantes incomodam muita gente
7 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito menos
7 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito menos
6 elefantes incomodam muita gente
5 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, muito menos
5 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, muito menos
4 elefantes incomodam muita gente
3 elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito menos
3 elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito menos
2 elefantes incomodam muita gente
1 elefante incomoda muito menos
1 elefante incomoda muito menos
Marcadores:
MATEMÁTICA NA ED. INFANTIL- MÚSICA
Assinar:
Postagens (Atom)