...Na educação infantil, a aprendizagem matemática se dá a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce em função do tipo de experiências vivenciadas nas aulas. Experiências desafiadoras incentivam a explorar idéias, levantar e testar hipóteses, construir argumentos de maneira cada vez mais sofisticada. Contudo, a despeito de haver muita matemática ao redor dos alunos, nem sempre as ideias matemáticas aparecem por sorte ou espontaneamente. Elas são elaboradas ao longo do tempo, estruturando-se na criança e organizando-se em uma rede de relações construídas todos os dias, com aulas bem planejadas pelo professor.
Os educadores devem ter em mente que todo o trabalho realizado com conteúdos matemáticos não pode ser ocasional ou fortuito; as propostas têm de ser múltiplas, variadas e relacionadas com a linguagem, as expressões e a formação sociopessoal do aluno (Smole, 2000). O papel do adulto é selecionar e planejar situações de aprendizagem que se ajustem às necessidades das crianças, bem como propor atividades adequadas, ajudar os alunos em suas buscas, perguntar-lhes por aquilo que tenham visto, pensado, imaginado, experimentado ou descoberto e refletir junto com eles para ajudá-los a atribuir sentido matemático às experiências vividas.
Tendo em vista que os alunos da educação infantil estão em uma fase lúdica, na qual brincar é um direito legítimo e uma maneira de desenvolver-se amplamente, as aulas de matemática precisam ter espaço para jogos, brincadeiras, histórias, fábulas, problemas, experimentos e tantas outras atividades que compõem o universo infantil. Em seus estudos de neurociências e matemática, Whyte e Bull (2008) demonstram que as crianças que jogam compreendem melhor o universo dos números.
Precisamos desfazer o mal-entendido de que na educação infantil praticamos uma matemática simplista, muito elementar, sem propor situações mais desafiadoras, e também nos desfazer da ideia de que primeiro os alunos aprendem a ler e escrever para depois explorar situações mais complexas de matemática.
Se fosse assim, não precisaríamos da escola. A matemática na educação infantil que proponho é parte indissociável do todo que entendo como educação matemática e apresenta pontos em comum com o que os alunos precisam aprender posteriormente.
A manutenção do desejo e do interesse por matemática entre alunos de 4 e 5 anos vem do atendimento de suas necessidades atuais, e não de uma matemática que seja vista prioritariamente como preparação para o futuro.
- Katia Stocco Smole é doutora em Educação e coordenadora do Mathema.katia@mathema.com.br
Tamanhos e cores variadas
Tampinhas reciclada
Uma maneira muito interessante, para que a criança tenha interesse por matemática é utilizar tampinhas de várias cores e tamanhos. Com essas tampinhas podemos cantar (ex: Mariana; 1 elefante encomoda...), contar histórias, seriação, classificação, as quatro operações, etc...
MÚSICAS:
MÚSICAS:
Mariana
Galinha Pintadinha
DICA:
- Cada criança pega 10 tampinhas, durante a música a medida que canta-se o numeral, pega-se uma tampinha e coloca a sua frente.
- A cada numeral que canta trocar Mariana pelo nome do/a aluno/a. Ex: A Júlia conta 1, o Pedro conta 2....
Mariana conta 1
Mariana conta 1: é 1, é 1, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 2
Mariana conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 3
Mariana conta 3: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 3: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 4
Mariana conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 5
Mariana conta 5: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 5: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 6
Mariana conta 6: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 6: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 7
Mariana conta 7: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 7: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 8
Mariana conta 8: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 8: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 9
Mariana conta 9: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 9: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 10
Mariana conta 10: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8,
é 9, é 10, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta 10: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8,
é 9, é 10, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
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