O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

PLANO DE AULA : BRINCANDO COM FORMAS GEOMÉTRICAS, NUMEROS E CORES



​Objetivos gerais: 
Desenvolver a coordenação motora, socialização, e assimilação de formas geométricas, cores e numerais. 

Objetivos específicos:  
Desenvolver a coordenação motora ampla executando movimentos como lançar, saltar, correr e agachar.
Reconhecer formas geométricas números e cores. 
Conteúdo(s)  
 Brincadeiras 
Ano(s) 
Educação Infantil 
Tempo estimado  
Uma semana 

Material necessário  
Formas geométricas confeccionadas com EVA, papelão, giz, materiais alternativos (embalagens para leite), dado com números, formas geométricas e dado colorido.
Desenvolvimento 
         1ª etapa 
​Parte inicial.
Apresentar as formas geométricas, os números e as cores.
2ª etapa  
Par​te principal.
As crianças serão posicionadas no centro do circuito, em seguida serão demostradas as brincadeiras.
 ​Para que as crianças não tenham que aguardar muito para que chegue sua vez de participar da brincadeira, distribua  as crianças em grupos menores.
 
Brincadeiras
1- Amarelinha com as formas geométricas
Serão colocadas no chão as formas numa sequência  formando a "amarelinha", com a ajuda de um dado contendo as mesmas formas que será lançado por cada participante vai ser escolhida  a forma a NÃO ser pisada pelo participante que irá até o fim e depois retornará também evitando pisar na forma escolhida e em seguida se dirige ao final da fila. A criança seguinte joga novamente o dado e assim até acabar a fila. 
         Sugestão: Fazer mais de uma amarelinha.

A forma geométrica  que foi sorteada no dado "ex: retângulo " não poderá ser pisado. 


2- Travessia da ponte das formas geométricas coloridas.
Será formada uma ponte com as formas geométricas. Cada aluno/a lançará um dado de cores, onde SOMENTE poderá pisar sobre a cor que foi sorteada "ex: vermelho" (se errar o jacaré vai pegar o pé) usaremos o lúdico para representar o rio, jacaré...
Jogar o dado a cor que cair "ex: vermelho" 
a criança pisa só nas figuras vermelhas
 3-  Sequência das formas.
A criança  deve memorizar o número  e forma  geométrica  atribuída a si pelo/a professor/a. A primeira criança da fila ao sinal  buscará sua respectiva forma geométrica  e entregará ao próximo que por sua vez colocará de volta essa forma e trará a sua respectivamente. Ex: a criança é o círculo número 3, a outra é o quadrado número 5.


 4- Labirinto dos números. 
Neste labirinto haverá  uma sequência aleatória em  cada quadrado de números. A criança joga o dado de números, a criança anda a quantidade de casas no labirinto de acordo com o número que der no dado.  O/a professor/a pode desenhar com giz o labirinto, em uma das casas desenha uma flecha apontando  para frente, em outra casa desenha a flecha no sentido contrário, caso a criança pare numa dessas casas ela pode avançar casas ou voltar de acordo com o número que estiver nessa casa.

Os números não precisam ser na sequência.  Desenhe flechas em algumas das casas em sentidos opostos.
Avaliação  
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números, cores e formas geométricas  através das atividades no decorrer das aulas. Os equívocos das crianças, as questões que ainda podem ser explorados e outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.

Obs: Fiz várias alterações  de acordo com a minha experiência.

AUTORNova Escola