Objetivos gerais:
Desenvolver a coordenação motora, socialização, e assimilação de formas geométricas, cores e numerais.
Objetivos específicos:
Desenvolver a coordenação motora ampla executando movimentos como lançar, saltar, correr e agachar.
Reconhecer formas geométricas números e cores.
Conteúdo(s)
Brincadeiras
Ano(s)
Educação Infantil
Tempo estimado
Uma semana
Material necessário
Formas geométricas confeccionadas com EVA, papelão, giz, materiais alternativos (embalagens para leite), dado com números, formas geométricas e dado colorido.
Desenvolvimento
1ª etapa
Parte inicial.
Apresentar as formas geométricas, os números e as cores.
2ª etapa
Parte principal.
As crianças serão posicionadas no centro do circuito, em seguida serão demostradas as brincadeiras.
Para que as crianças não tenham que aguardar muito para que chegue sua vez de participar da brincadeira, distribua as crianças em grupos menores.
Brincadeiras
1- Amarelinha com as formas geométricas
Serão colocadas no chão as formas numa sequência formando a "amarelinha", com a ajuda de um dado contendo as mesmas formas que será lançado por cada participante vai ser escolhida a forma a NÃO ser pisada pelo participante que irá até o fim e depois retornará também evitando pisar na forma escolhida e em seguida se dirige ao final da fila. A criança seguinte joga novamente o dado e assim até acabar a fila.
Sugestão: Fazer mais de uma amarelinha.
A forma geométrica que foi sorteada no dado "ex: retângulo " não poderá ser pisado. |
2- Travessia da ponte das formas geométricas coloridas.Será formada uma ponte com as formas geométricas. Cada aluno/a lançará um dado de cores, onde SOMENTE poderá pisar sobre a cor que foi sorteada "ex: vermelho" (se errar o jacaré vai pegar o pé) usaremos o lúdico para representar o rio, jacaré...
Jogar o dado a cor que cair "ex: vermelho"
a criança pisa só nas figuras vermelhas |
3- Sequência das formas.
A criança deve memorizar o número e forma geométrica atribuída a si pelo/a professor/a. A primeira criança da fila ao sinal buscará sua respectiva forma geométrica e entregará ao próximo que por sua vez colocará de volta essa forma e trará a sua respectivamente. Ex: a criança é o círculo número 3, a outra é o quadrado número 5.
4- Labirinto dos números.
Neste labirinto haverá uma sequência aleatória em cada quadrado de números. A criança joga o dado de números, a criança anda a quantidade de casas no labirinto de acordo com o número que der no dado. O/a professor/a pode desenhar com giz o labirinto, em uma das casas desenha uma flecha apontando para frente, em outra casa desenha a flecha no sentido contrário, caso a criança pare numa dessas casas ela pode avançar casas ou voltar de acordo com o número que estiver nessa casa.
Os números não precisam ser na sequência. Desenhe flechas em algumas das casas em sentidos opostos.
Avaliação
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números, cores e formas geométricas através das atividades no decorrer das aulas. Os equívocos das crianças, as questões que ainda podem ser explorados e outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.
Obs: Fiz várias alterações de acordo com a minha experiência.
AUTORNova Escola