O ambiente escolar merece atenção especial na hora de ser decorado. Ele deve ser pensado e planejado exclusivamente para as crianças, que seja colorido, lúdico, interativo, interessante e ao mesmo tempo organizado.
É importante que as crianças participem do processo, uma maneira criativa ANTES de fixar o ALFABETO e NUMERAL na parede é fazer atividades que envolvam as crianças, como contar história, brincadeiras, jogos, músicas, pintura, colagem, etc.
E com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto e dos numerais.
O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. Se a criança não lembra pra que lado fica a perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.
Algumas atividades ajudam no processo de construção desse conhecimento, como as listagens, leitura de textos simples como parlendas e trava-línguas, etc.
Nas classes de alfabetização podem ser montados alfabetos e numerais pelas próprias crianças, a partir de recortes de jornais e revistas. Essa atividade pode ser feita em pequenos grupos (no máximo 4 crianças) onde pesquisam números e letras em tamanho grande, recortam e fazem a colagem das mesmas no papel craft ou cartolina, na ordem correta. Essa atividade impulsiona a curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento das dúvidas, enfim, um ensina o outro, trabalham em conjunto, de forma integrada, para chegar a um objetivo – a montagem do alfabeto e numerais.
Com isso, as aulas de alfabetização ficam motivadas, as crianças não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a ler e escrever, mas o processo vai acontecendo de forma gradual, suave, sem impor regras e formas corretas a serem seguidas.
E à medida que forem dominando o alfabeto, as letras devem aparecer de outras formas, como de forma minúscula, manuscrita maiúscula e manuscrita minúscula.
O professor deve manter um cronograma com essas atividades, para que as mesmas estejam sempre presentes no cotidiano da sala de aula. É bom lembrar que as mesmas são classificadas como atividades de fixação, ótimas para se decorar os números, as letras, a ordem do alfabeto e a utilizar cada uma de forma correta.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia -Equipe Brasil Escola