Segundo Pillar (1996), ao observar o desenho de uma criança, podemos aprender muito sobre o seu modo de pensar e sobre as habilidades que possui.
Quando, em um desenho, os braços de uma figura humana saem da cabeça e não do tronco, por exemplo, significa que a criança ainda não tem construído interiormente, em seu pensamento, o esquema corporal de uma figura humana.
Isso nada tem a ver com o fato de ela não estar enxergando direito, de estar com problemas de motricidade fina, ou ainda, de não estar apta a desenhar com destreza. Desenhar figuras humanas possibilita à criança estruturar suas idéias sobre as mesmas.
É importante que a criança tenha oportunidade de desenhar livremente, em papéis e em tamanhos e texturas diferentes, em posições variadas, com
materiais diversos. Quando a criança vai dominando seus movimentos e gestos, as propostas devem ser diferentes: desenhar em vários tempos e
ritmos, fazer passeios e expressar o que observou no papel.
-DESENHAR EXPERIMENTANDO ESPAÇOS E POSIÇÕES DIFERENTES
- PILLAR, Analice Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
-DESENHAR EXPERIMENTANDO ESPAÇOS E POSIÇÕES DIFERENTES
A CRIANÇA DESENHA NO PAPEL COLADO NA PAREDE |
Desenhar fora da sala de aula e deitada |
DESENHAR EM GRUPO |
experimentar espaço e materiais Diferentes |
-Disponibilizar vários tipos de MATERIAS e PAPÉIS DE DIFERENTES TEXTURAS E TAMANHOS
Fonte:
-Imagens do Google
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.