OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar os/as alunos/as sobre a importância das mães para o desenvolvimento humano.
Objetivos específicos
- Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
- Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
- Promover e estimular a linguagem oral;
- Estabelecer e ampliar as relações sociais;
- Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
- Desenvolver atenção e a criatividade;
- Praticar a coordenação motora fina e ampla;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
- Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
- Reconhecer a importância da mãe na família.
- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.
- Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
- Enfeitar os murais com as produções dos alunos.
Conteúdo(s)
- Motricidade fina e ampla;
- Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
- Poesia;
- Criatividade, imaginação;
- Música, ritmo e dramatização;
- Socialização.
Ano(s)
Educação Infantil/1° ano
Tempo estimado
Uma semana
Materiais Necessários
Cartolina, pincel atômico, lâmina de retroprojetor ou plástico, EVA, lápis de cor, giz de cera, guache, cola colorida,papéis coloridos, tecidos, lantejoulas, retalhos de tecidos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Na Roda de Conversa informal é importante que as crianças possam compartilhar experiências da relação com a mãe, dizer o nome da mãe suas características físicas.
2ª etapa
Músicas: “Mãe, Palavrinha Mágica- Xuxa”, ouvir, cantar e dramatizar. Pedir que as crianças peçam a família que ensinem música(s) que falem de mãe e cantar depois na sala de aula para os/as colegas.
Escolher uma das músicas para apresentar na homenagem para as MÃES.
MÃE, Palavrinha Mágica
Xuxa
Mãe,tudo o que você faz
É com carinho e compreensão
Com muito amor no coração
Mãe sentimento mais profundo
Colocar um ser no mundo
Cuidar para que viva em paz
Mãe quando vai fica a saudade
Mãe é a felicidade
Sempre a melhor amiga
Mãe recebeu da natureza
De todas a maior riqueza
Dar a luz a uma vida,
Palavrinha mágica Mãe, a super fantástica
Mãe,força e esperança
Mãe,que um dia foi criança
Mãe,não importa aonde for
Mãe,sem preconceito, raça ou cor
Mãe,todo filho já chamou
Mãe,é o símbolo do amor
3ª etapa
Explorar gênero textuais oferecendo a criança a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo. Ler mais de uma vez a Poesia "Se as coisas fossem MÃES", para as crianças se apropriarem.
Pedir que as crianças também criem uma estrofe da poesia, SE A............ FOSSE MÃE, SERIA MÃE DAS.....
Se as Coisas Fossem Mães -
Sylvia Orthof
Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
o céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
o mar seria um jardim, os barcos seus caminhos
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
conversaria com a lua sobre as crianças estrelas,
falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a agente.
Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria,
toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.
Se uma bruxa fosse mãe, seria mãe gozada:
seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe,
as filhas, sendo cadeiras,
sentariam comportadas,
teriam “boas maneiras”.
Cada mãe é diferente: mãe verdadeira, ou postiça,
mãe vovó e mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice,
Toda mãe é como eu disse.
Dona Mamãe ralha e beija,
erra, acerta, arruma a mesa,
cozinha, escreve, trabalha fora,
ri, esquece, lembra e chora,
traz remédio e sobremesa ...
Tem pai que é “tipo mãe”...
Esse, então, é uma beleza!
Pode também ser encontrada em livros ilustrados, assim como a edição abaixo:
4ª etapa
Fazer um livrăo: cada página haverá uma estrofe da Poesia "Se as coisas fossem MÃES". As crianças divididas em duplas recebem uma página da poesia para desenhar e colorir com lápis de cor, giz de cera, guache, cola colorida ou fazer colagem com materiais como papéis coloridos, tecidos, lantejoulas, etc.
Desenho e Pintura num plástico mais grosso ou lâmina de retroprojetor com pincel atômico, a criança desenha a sua MÃE e o que ela gosta de fazer.
Pode apresentar para as MÃES O DESENHO do/a seu/sua filho/a.
6ª etapa
Trazer uma foto que estejam a mãe e o/a filho/a juntos/as e montar um mural, antes de colar a foto a criança fala sobre a foto; o lugar onde foi tirada a foto, o que estavam fazendo.
7ª etapa
Todos os dias da semana a criança escreve no cartão uma mensagem para mamãe, combinar com elas que irão colocar o cartão em um lugar estratégico para mamãe achar, ex: embaixo do travesseiro.
8ª etapa
A Confecção de lembranças é importante que a criança participe.
9ª etapa
Será montando um painel com as atividades realizadas pelas crianças.
10ª etapa
Homenagem as MÃES: será feita uma apresentação artística em homenagem ao Dia das Mães com entrega das lembrancinhas, apresentação dos DESENHOS no retroprojetor.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado todo o processo, a participação das crianças nas atividades propostas.
Fazer observação e anotar no caderno de Relatórios.
Fazer observação e anotar no caderno de Relatórios.
Fonte
http://m.vagalume.com.br/xuxa/mae-palavrinha-magica.html
http://fazendoleitura.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html
http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2011/08/se-as-coisas-fossem-maes.html
http://canalpedagogico.blogspot.com.br/2010/04/projeto-de-ensino-dia-das-maes.html
Obs: Fiz várias alterações de acordo com a minha experiência