O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.

segunda-feira, 21 de março de 2016

PLANO DE AULA: Cores, Tintas e texturas com história e música











Objetivo(s) 

Criar o hábito de escutar histórias.
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo.
Estimular as crianças a cantar e se movimentar.

Ano(s) 
Ed. Infantil 
Tempo estimado 

Durante a semana

Material necessário 
Livro: Adoro-te de todas as cores (em anexo), Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, camurça, pardo, papelão, sulfite, lixa, pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja.
Desenvolvimento 

1ª etapa


Introdução 
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Promova conversas sobre o livro  fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais gostaram. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar e dramatizar a história e interagir com seu conteúdo. 


2ª etapa 
A criança começa  a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e o conhecimento que têm do mundo.
Prepare a tinta guache para ser usada pelas crianças (coloque em copinhos plástico grandes e baixas onde as várias cores fiquem à disposição ao mesmo tempo).
Prepare o espaço que pode ser o chão, na parede ou mesas forrando-os com plástico. Espalhe ou cole na parede os papéis  camurça, pardo, lixa, papelão, cartolina,etc de vários tamnhos e diversos tipos de pincéis. Incentive a experimentação das texturas e cores fazendo com que a criança imprima sua marca nos papéis com os rolinhos, pincéis, esponja ou as mãos. Dê liberdade de movimentos as  crianças. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés ou da Palma da mão.

Outras variações com tinta guache:
- Guache com cola: para ser usadas em papel cartão, embalagens, além dos papéis usuais
- Guache com areia, fubá, sagu: para criar relevo e deve ser usado sobre papelão grosso ou papel grosso que suporte peso. (obs: essa sugestão eu não realizei)

3ª etapa 

Esta deve ser usada sempre diluída e como as crianças são pequenas use a comestível em pasta que não é tóxica .

Variações:
-anilina com água: dá um efeito opaco e deve ser usado em papéis porosos como: cartolina, camurça, sulfite,... Usar 1 colher rasa de café em 100ml de água
-anilina com cola: quando seca deixa a tinta brilhante por causa da cola. Indicada para todo tipo de papel. Usar 1 colher rasa de café em 150 ml de cola.

Espalhe as tintas e os suportes nas mesas e peça para as crianças pintarem, explorando os efeitos da tinta sobre o papel, enquanto ouvem a música preferida da classe.

4ª etapa 

Atividade 3: Trabalho com tinta de maisena (finger) -  (obs: essas sugestões eu não realizei)
Esta tinta deve ser usada sobre superfícies grossas como papelão ou papel cartão devido ao peso. Quando seca começa a quebrar e o trabalho fica cheio de rachaduras. Pode ser guardado em geladeira durante 3 semanas e para o trabalho ser arquivado deve-se utilizar pequenas quantidades de tinta pelo papel.

Variações:
-para um finger mais consistente, utilize 300g de maisena diluída em 2 litros de água. Levar ao fogo mexendo sempre até formar um mingau. Pode ser colorido com gelatina
-num finger mais mole, a quantidade de maisena cai par 200g/2 litros
Importante: esse tipo de tinta deve levar um conservante que pode ser sal (1 colher de sopa cheia para cada medida ) ou vinagre( 2 colheres de sopa rasas)

5ª etapa 
Prepare o sagu no sabor uva ou morango e coloque sal como conservante (1 colher de sopa cheia para cada medida).Prepare o local, colando na parede papéis craft, para que as crianças trabalhem de pé. Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas.

Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.
Importante: as pinturas terão curta duração (faz-se, expõe por uns dias e joga-se fora porque o sagu não seca)

Ao término de cada atividade faça uma roda de apreciação incentivando o cuidado que os pequenos devem ter com os seus trabalhos e com os dos colegas. Monte uma exposição num lugar de visibilidade da escola para que os trabalhos sejam apreciados por todos.

6ª etapa 
 A música  alegre estimule as crianças a se movimentar. Assim, é importante que na Educação Infantil o/a professor/a  organize o espaço para que as crianças possam cantar e movimentar-se livremente  ao som da música. Depois  o/a professor/a explica a dinâmica da música.
Avaliação 
Observe a interação das crianças com os materiais e como elas se expressam através deles. O mais importante é proporcionar a experimentação de diferentes materiais, interagindo com os amigos num ambiente previamente organizado.




Obs: Fiz várias alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.
Créditos: 

Valéria Regis da Silva
Diretora da Comunidade Assistencial Espírita “Lar Veneranda’, em Santos, São Paulo.

AUTORNova Escola



Em anexo: 

- MÚSICA INFANTIL - BRINCAR COM A COR 
 -  HISTÓRIA - ADORO-TE TODAS AS CORES
MÚSICA

Brincar com a cor

Vamos brincar com a cor
Com a cor que eu falar
A cor que eu disser você
vai ter que encostar
Contar até cinco e depois
voltar...
1, 2, 3, 4, 5
Obs: Quando a música parar o/a professor/a diz uma cor "vermelho" e enquanto conta até 5, as crianças correm e colocam a mão na cor. 

HISTÓRIA - ADORO-TE TODAS AS CORES


















domingo, 20 de março de 2016

RECEITA: EMPADÃO DE LIQUIDIFICADOR




INGREDIENTES

Molho

1 cebola grande branca
2 tomates
Tempero Verde (cebolinha, salsa, manjericão)
3 dentes alho
Sal, Pimenta, orégano
Molho de tomate ou coloral


INGREDIENTES

Massa

4 ovos
2 copos (tipo americano) leite
1/3 xícara (café) óleo
1 iogurte desnatado
1 pitada sal
1colher (sopa) maizena
6 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
1colher (sopa)  fermento Royal
2 xícaras (chá) trigo (integral e branco)


- 1 PEITO DE FRANGO
Frango cozido
Frango desfiado


MODO DE FAZER



Bater todos os ingredientes no liquidificador

Colocar a metade da massa na forma untada com óleo 
Coloque o frango desfiado  (se quiser coloque presunto queijo, milho, ervilhas azeitona)

Coloque o molho

Coloque o restante da massa e leve pra assar em forno preaquecido por mais ou menos 40 minutos   
BOM APETITE!







sexta-feira, 11 de março de 2016

PLANO DE AULA: ROTINA COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM

Objetivos


  • Observar a importância de acolher bem a criança.
  • Levar a criança a ter organização com o seu material. 
  • Desenvolver a oralidade das crianças  através  da Roda de Conversa.
  •  Potencializar com a musicalização  a inclusão de todos as crianças.  
  •  Organizar o espaço e o grupo para as próximas atividades com a colaboração das crianças.
  • Identificar que a  aprendizagem é adquirida num  Momento específico adquirido pelo grupo.
  • Possibilitar momentos de leitura.
  • Organizar  um espaço de relaxamento. 
  • Explorar a rotina como  momentos de aprendizagem.

Tempo Estimado 

Ano todo 

Materiais Necessários

Jogos  variados, brinquedos de encaixar, empilhar e montar, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável, toquinhos de madeira, caixas de papelão de vários tamanhos, brinquedos, varal de roupas/fantasias, sapatos, livros, almofadas, giz colorido, lápis de cor, giz cera, etc.


Desenvolvimento 
1. Chegada / acolhimento
  1. Momento importante, pois é quando a criança  é recepcionado pelo/a profissional da escola, o/a professor/a ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-la e mostrar-lhe que está em segurança.
  2. Sempre há uma criança  que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortada.
  3. A criança poderá ser recepcionado também no pátio.
  4. Colocar jogos, brinquedos, materias  de desenho, livros,etc a criança escolhe o que fazer enquanto os/as colegas estão chegando
2. Guardar mochila e entregar a agenda
  • Em sala de aula, este é o momento em que a criança aprende a organizar seus pertences.
  • Por meio da leitura da agenda, a crianç tem a oportunidade de entender o uso e a finalidade da escrita: registro e comunicação.
3. Momento brinquedo
  • As crianças vão chegando e são  convidadas a escolher um dos espaço  da sala de aula organizados e pensados para isso com jogos, livros, materias de desenho e pintura e brinquedos desafiadores, enquanto todos os/as colegas chegam;
4. Roda de conversa
  • As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre as crianças, oferecendo importantes informações para que você possa conhecê-lais melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles. A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. A participação das crianças por meio da fala, nessa situação, é maior, e você tem o importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam falar e ser ouvidas.
  •  É importante que as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas. Ao desenvolver a oralidade as crianças  aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.
5. Calendário e chamada
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
  • A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos e explorá-lo com eles, você deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.
  • Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário.

  • A lista de nomes do grupo é outro instrumento a ser explorado por meio de perguntas específicas que façam os alunos pensarem a respeito da escrita, como a semelhança e as diferenças entre as palavras.
  • Quando as crianças já  reconhecem o seu nome,  o/a professor/a no momento da chamada escreve no quadro todos os nomes faltando  primeira ou a última letra; as crianças stemao desafiada a procurar o seu nome e escrever a primeira ou última letra. Ex: __LINE,  BRUN__.
  • Junto com a turma  fazer Gráfico vertical ou horizontal da idade das crianças, obervar qual idade tem mais/ menos. Pode deixar o gráfico fixo na sala de aula, a medida que as crianças vão fazendo aniversário,  trocar no gráfico a idade, elas percebem que vai aumentado. 


6. Musicalização / corpo em movimento
  • A Educação Infantil é, por si só, um período repleto de músicas, danças e cantos. O trabalho com a musicalização deve incluir atividades que promovam a apreciação e o conhecimento musical. Por meio da musicalização, podemos potencializar a inclusão de todos as crianças  nas atividades e desenvolver a sensibilidade e as percepções auditivas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo harmônico.
  • O desenvolvimento corporal, com movimentos harmoniosos e sincronizados, é o objetivo neste momento da Educação Infantil.
7.  Organizando o espaço
  • Momento de organizar o espaço e o grupo para a próxima atividade selecionando os materiais necessários para o desenvolvimento da Momento de aprendizagem. É importante que as crianças participem colaborando na organização do espaço, dos materiais etc.
8. Momento de aprendizagem
  • Geralmente, o Momento  de aprendizagem novos conhecimentos são apresentados e novas aprendizagens são adquiridas pelo grupo, que tem a oportunidade de falar, trocar impressões, ajustar e socializar, caminhando assim rumo à consolidação do que aprenderam. A organização  do espaço em forma de  circulo faz com que todos se vejam e as trocas de informação fiquem mais fácies. 
9. Roda de leitura
  • Ler para e com as crianças é fundamental  ensinar as estratégias de leitura, necessário. Explore a diversidade de gêneros textuais oferecendo a criança a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo.
  • Este é o momento em que o processo de letramento estará sendo privilegiado.
10. Hora de relaxar
  • Esse momento é de voltar à calma pode ser depois da agitação do recreio ou o momento que for necessário.
  • Sala arejada com música ambiente discreta e relaxante é uma boa estratégia para este momento.

11. Hora do Lanche/ Higiene 

. A hora do lanche também deve ser planejada pelo professor. 
 Além disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, etc.

12. Atividades no Parque 

O professor deve estar próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.Atividades Extra-Classe

13. Atividades Extra-Classe (Interação com a comunidade)

A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que fazemos dele. Praças, parques, museus, exposições, feiras, cinemas, teatros, supermercados, exposições, galerias, zoológicos, jardins botânicos, reservas ecológicas, ateliês, fábricas e tantos outros. O professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes, que se relacionem aos projetos desenvolvidos na classe, ou que possam ser o início de novos projetos. Isto certamente enriquecerá e ampliará o projeto político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da escola. Pode haver até mesmo intercâmbios com outras instituições educacionais


Avaliação

  • Avaliar é mapear sucessos e insucessos do grupo, dar voz e voto aos alunos em relação ao que aprenderam, aos acontecimentos cotidianos e, principalmente, à dinâmica do trabalho, ou seja, significa colaborar com a construção da autonomia moral da criança  e da aprendizagem.
  • Faça anotações sobre as observações  de tudo que considerar importante, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e brincadeiras e com os amigos.


Obs:  Fiz alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.

DICA: A Rotina possui vários momentos, podemos dividi-las durante a semana, é interessante que se faça um CALENDÁRIO para garantir que se trabalhe com mais eficiência.


http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/planejamento.aspx

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_20.html

quinta-feira, 10 de março de 2016

RECEITA: LOMBO DE PORCO DE PANELA DE PRESSÃO









INGREDIENTES

1Kg de lombo de porco (pode trocar por carne acem)
Pimenta, sal, cebola, alho, tempero verde, shoyo, trigo.
2 xícaras de água.





MODO DE FAZER                   


Coloque a peça de lombo de porco na panela de pressão.  Deixe dourar, não precisa colocar óleo.  Você vai dourar a carne usando  gordura que irá derreter da carne.  


Vá colocando um pouquinho de água, pra carne pegar aquele queimado que fica na panela. Quando secar a água,  deixe dar mais uma fritada vá virando a carne, coloque mais um pouquinho de água (repita umas 5x).




Acrescente a cebola e o alho, doure.

     

Coloque o shoyo, orégano, sal, Pimenta e o tempero Verde, acrescente 250 ml água .


Fechar a panela de pressão, leva mais ou menos 25 min. para ficar pronto. Deixe sair a pressão, abra a panela. Para engrossar o molho dissolva 1 colher (sopa) de trigo num pouco de água. Coloque no molho mecha, deixe ferver mais um pouco.

l

Acompanha uma salada de alface, arroz e/ou macarrão.

Ficou uma Delícia!






terça-feira, 8 de março de 2016

PLANO DE AULA: BRINCAR E EXPLORAR O AMBIENTE




   
OBJETIVOS

  • Organizar o ambiente interno da sala de aula com cantos de atividades diversificadas com diversas opções materias.
  • Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais com autonomia.
  • Levar para ambiente externo da escola várias  opções de materias para exploração das crianças.


  • Tempo estimado 
  • Durante o ano todo.

  • Material necessário 
    Jogos  variados, brinquedos de encaixar, empilhar e montar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável, toquinhos de madeira, caixas de papelão de vários tamanhos, brinquedos, varal de roupas/fantasias, sapatos, livros, almofadas,corda, bambole, giz colorido, etc.
    Desenvolvimento 

    1ª etapa 

    Ao conceber um espaço para criança explorar, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos e jogos disponíveis. Sobre a quantidade, é importante verificar se há material suficiente para todos. Nessa faixa etária, deve haver um bom número do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas. Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com tamanhos maiores  e com diferentes cores e texturas.

    2ª etapa 

    Organize os brinquedos em cantos diferenciados, de acordo com a habilidade que cada um deles possibilita desenvolver. Por exemplo, canto da literatura com tapete, almofadas e rolos num lado da sala, opções de jogos para montar, encaixar e empilhar em outro e instrumentos em uma prateleira ao alcance da turma. Com o tempo, as crianças podem ajudar na reformulação dos ambientes. Para entender a mensagem delas, atenção ao modo como se comportam. Se reparar que há um canto aonde ninguém vai - ou que deixou de ser popular depois de algumas semanas de diversão, vale a pena reorganizar os materiais e acrescentar novos elementos ou trocar por outro tema.


    3ª etapa 

    Quando começar o momento da brincadeira, investigue de que forma os materiais disponíveis são usados. Com base nas descobertas, devem surgir outras possibilidades de exploração. Aqueles que começam a reagir aos brinquedos com sons, por exemplo, acrescente outros instrumentos diferentes. Já os que conseguem empilhar peças podem brincar com cubos diversos  e assim, testar cada vez mais os limites de equilíbrio de uma torre. No espaço da literatura troque ou acrescente mais livros. Organizar os espaços no pátio da escola  e disponibilizar materiais (giz colorido, toquinhos de madeira, bambole, corda, brinquedos, etc) para que elas façam a escolha.

    4ª etapa 

    Atenção à questão do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noção de permanência vem com a experiência. Por isso, é importante não mudar os jogos com muita freqüência. Ao longo do ano, as crianças irão buscá-los diversas vezes e, aos poucos, tentarão realizar novas experiências com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor é muito importante. Mas não se deve impor regras ou rotular ações como certas ou erradas. Ao contrário: a mediação precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Coloque questões como "Você gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta peça aqui?" e "Quer pegar o aviãozinho?". Esse tipo de estímulo serve até mesmo para quem ainda não desenvolveu plenamente a fala.
    Avaliação 
    Observe os movimentos exploratórios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnóstico pode servir de base para a reorganização do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a exploração - e para propor desafios individuais. É possível, por exemplo, estimular a experimentação perguntando: "O objeto com que você está brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? " Faça anotações sobre as observações  de tudo que considerar importante, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e brincadeiras e com os amigos.
  • Das observações pode surgir um tema interessante para fazer um Projeto.

  • Obs: Fiz alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.

  • Há uma postagem sobre cantos de atividades diversificadas. 

  • Créditos: 
    Adriana Klisys
    Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte
    Créditos: 
    Regina Célia da Silva Marques Teles
    Pedagoga e diretora da Creche Carochinha da USP de Riberão Preto, SP.
    Créditos: 
    Roselene Crepaldi
    Pedagoga do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP
  • AUTORNova Escola