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terça-feira, 8 de março de 2016

PLANO DE AULA: BRINCAR E EXPLORAR O AMBIENTE




   
OBJETIVOS

  • Organizar o ambiente interno da sala de aula com cantos de atividades diversificadas com diversas opções materias.
  • Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais com autonomia.
  • Levar para ambiente externo da escola várias  opções de materias para exploração das crianças.


  • Tempo estimado 
  • Durante o ano todo.

  • Material necessário 
    Jogos  variados, brinquedos de encaixar, empilhar e montar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável, toquinhos de madeira, caixas de papelão de vários tamanhos, brinquedos, varal de roupas/fantasias, sapatos, livros, almofadas,corda, bambole, giz colorido, etc.
    Desenvolvimento 

    1ª etapa 

    Ao conceber um espaço para criança explorar, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos e jogos disponíveis. Sobre a quantidade, é importante verificar se há material suficiente para todos. Nessa faixa etária, deve haver um bom número do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas. Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com tamanhos maiores  e com diferentes cores e texturas.

    2ª etapa 

    Organize os brinquedos em cantos diferenciados, de acordo com a habilidade que cada um deles possibilita desenvolver. Por exemplo, canto da literatura com tapete, almofadas e rolos num lado da sala, opções de jogos para montar, encaixar e empilhar em outro e instrumentos em uma prateleira ao alcance da turma. Com o tempo, as crianças podem ajudar na reformulação dos ambientes. Para entender a mensagem delas, atenção ao modo como se comportam. Se reparar que há um canto aonde ninguém vai - ou que deixou de ser popular depois de algumas semanas de diversão, vale a pena reorganizar os materiais e acrescentar novos elementos ou trocar por outro tema.


    3ª etapa 

    Quando começar o momento da brincadeira, investigue de que forma os materiais disponíveis são usados. Com base nas descobertas, devem surgir outras possibilidades de exploração. Aqueles que começam a reagir aos brinquedos com sons, por exemplo, acrescente outros instrumentos diferentes. Já os que conseguem empilhar peças podem brincar com cubos diversos  e assim, testar cada vez mais os limites de equilíbrio de uma torre. No espaço da literatura troque ou acrescente mais livros. Organizar os espaços no pátio da escola  e disponibilizar materiais (giz colorido, toquinhos de madeira, bambole, corda, brinquedos, etc) para que elas façam a escolha.

    4ª etapa 

    Atenção à questão do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noção de permanência vem com a experiência. Por isso, é importante não mudar os jogos com muita freqüência. Ao longo do ano, as crianças irão buscá-los diversas vezes e, aos poucos, tentarão realizar novas experiências com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor é muito importante. Mas não se deve impor regras ou rotular ações como certas ou erradas. Ao contrário: a mediação precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Coloque questões como "Você gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta peça aqui?" e "Quer pegar o aviãozinho?". Esse tipo de estímulo serve até mesmo para quem ainda não desenvolveu plenamente a fala.
    Avaliação 
    Observe os movimentos exploratórios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnóstico pode servir de base para a reorganização do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a exploração - e para propor desafios individuais. É possível, por exemplo, estimular a experimentação perguntando: "O objeto com que você está brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? " Faça anotações sobre as observações  de tudo que considerar importante, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e brincadeiras e com os amigos.
  • Das observações pode surgir um tema interessante para fazer um Projeto.

  • Obs: Fiz alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.

  • Há uma postagem sobre cantos de atividades diversificadas. 

  • Créditos: 
    Adriana Klisys
    Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte
    Créditos: 
    Regina Célia da Silva Marques Teles
    Pedagoga e diretora da Creche Carochinha da USP de Riberão Preto, SP.
    Créditos: 
    Roselene Crepaldi
    Pedagoga do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP
  • AUTORNova Escola

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