Objetivos
- Observar a importância de acolher bem a criança.
- Levar a criança a ter organização com o seu material.
- Desenvolver a oralidade das crianças através da Roda de Conversa.
- Potencializar com a musicalização a inclusão de todos as crianças.
- Organizar o espaço e o grupo para as próximas atividades com a colaboração das crianças.
- Identificar que a aprendizagem é adquirida num Momento específico adquirido pelo grupo.
- Possibilitar momentos de leitura.
- Organizar um espaço de relaxamento.
- Explorar a rotina como momentos de aprendizagem.
Tempo Estimado
Ano todo
Materiais Necessários
Materiais Necessários
Jogos variados, brinquedos de encaixar, empilhar e montar, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável, toquinhos de madeira, caixas de papelão de vários tamanhos, brinquedos, varal de roupas/fantasias, sapatos, livros, almofadas, giz colorido, lápis de cor, giz cera, etc.
Desenvolvimento
1. Chegada / acolhimento
- Momento importante, pois é quando a criança é recepcionado pelo/a profissional da escola, o/a professor/a ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-la e mostrar-lhe que está em segurança.
- Sempre há uma criança que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortada.
- A criança poderá ser recepcionado também no pátio.
- Colocar jogos, brinquedos, materias de desenho, livros,etc a criança escolhe o que fazer enquanto os/as colegas estão chegando
2. Guardar mochila e entregar a agenda
- Em sala de aula, este é o momento em que a criança aprende a organizar seus pertences.
- Por meio da leitura da agenda, a crianç tem a oportunidade de entender o uso e a finalidade da escrita: registro e comunicação.
3. Momento brinquedo
- As crianças vão chegando e são convidadas a escolher um dos espaço da sala de aula organizados e pensados para isso com jogos, livros, materias de desenho e pintura e brinquedos desafiadores, enquanto todos os/as colegas chegam;
4. Roda de conversa
- As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre as crianças, oferecendo importantes informações para que você possa conhecê-lais melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles. A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. A participação das crianças por meio da fala, nessa situação, é maior, e você tem o importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam falar e ser ouvidas.
- É importante que as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas. Ao desenvolver a oralidade as crianças aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.
5. Calendário e chamada
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
- A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos e explorá-lo com eles, você deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.
- Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário.
- A lista de nomes do grupo é outro instrumento a ser explorado por meio de perguntas específicas que façam os alunos pensarem a respeito da escrita, como a semelhança e as diferenças entre as palavras.
- Quando as crianças já reconhecem o seu nome, o/a professor/a no momento da chamada escreve no quadro todos os nomes faltando primeira ou a última letra; as crianças stemao desafiada a procurar o seu nome e escrever a primeira ou última letra. Ex: __LINE, BRUN__.
- Junto com a turma fazer Gráfico vertical ou horizontal da idade das crianças, obervar qual idade tem mais/ menos. Pode deixar o gráfico fixo na sala de aula, a medida que as crianças vão fazendo aniversário, trocar no gráfico a idade, elas percebem que vai aumentado.
6. Musicalização / corpo em movimento
- A Educação Infantil é, por si só, um período repleto de músicas, danças e cantos. O trabalho com a musicalização deve incluir atividades que promovam a apreciação e o conhecimento musical. Por meio da musicalização, podemos potencializar a inclusão de todos as crianças nas atividades e desenvolver a sensibilidade e as percepções auditivas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo harmônico.
- O desenvolvimento corporal, com movimentos harmoniosos e sincronizados, é o objetivo neste momento da Educação Infantil.
7. Organizando o espaço
- Momento de organizar o espaço e o grupo para a próxima atividade selecionando os materiais necessários para o desenvolvimento da Momento de aprendizagem. É importante que as crianças participem colaborando na organização do espaço, dos materiais etc.
8. Momento de aprendizagem
- Geralmente, o Momento de aprendizagem novos conhecimentos são apresentados e novas aprendizagens são adquiridas pelo grupo, que tem a oportunidade de falar, trocar impressões, ajustar e socializar, caminhando assim rumo à consolidação do que aprenderam. A organização do espaço em forma de circulo faz com que todos se vejam e as trocas de informação fiquem mais fácies.
9. Roda de leitura
- Ler para e com as crianças é fundamental ensinar as estratégias de leitura, necessário. Explore a diversidade de gêneros textuais oferecendo a criança a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo.
- Este é o momento em que o processo de letramento estará sendo privilegiado.
10. Hora de relaxar
- Esse momento é de voltar à calma pode ser depois da agitação do recreio ou o momento que for necessário.
- Sala arejada com música ambiente discreta e relaxante é uma boa estratégia para este momento.
11. Hora do Lanche/ Higiene
. A hora do lanche também deve ser planejada pelo professor.
Além disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, etc.
12. Atividades no Parque
O professor deve estar próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.Atividades Extra-Classe
13. Atividades Extra-Classe (Interação com a comunidade)
A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que fazemos dele. Praças, parques, museus, exposições, feiras, cinemas, teatros, supermercados, exposições, galerias, zoológicos, jardins botânicos, reservas ecológicas, ateliês, fábricas e tantos outros. O professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes, que se relacionem aos projetos desenvolvidos na classe, ou que possam ser o início de novos projetos. Isto certamente enriquecerá e ampliará o projeto político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da escola. Pode haver até mesmo intercâmbios com outras instituições educacionais
Avaliação
- Avaliar é mapear sucessos e insucessos do grupo, dar voz e voto aos alunos em relação ao que aprenderam, aos acontecimentos cotidianos e, principalmente, à dinâmica do trabalho, ou seja, significa colaborar com a construção da autonomia moral da criança e da aprendizagem.
- Faça anotações sobre as observações de tudo que considerar importante, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e brincadeiras e com os amigos.
Obs: Fiz alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.
DICA: A Rotina possui vários momentos, podemos dividi-las durante a semana, é interessante que se faça um CALENDÁRIO para garantir que se trabalhe com mais eficiência.
DICA: A Rotina possui vários momentos, podemos dividi-las durante a semana, é interessante que se faça um CALENDÁRIO para garantir que se trabalhe com mais eficiência.
http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/planejamento.aspx
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_20.html
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_20.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário